Chega de procrastinação

procrastinação

A procrastinação é um péssimo hábito. Sim, é um hábito! E como todo hábito, vai ficando cada vez mais forte.

Cada vez que você deixa de começar algo agora e empurra para o próximo dia, próxima semana, próximo ano, mais difícil de começar fica e o pior é que você se acostuma com esse modo de vida e tudo ficará sempre para a última hora ou até mesmo, simplesmente, seus projetos de vida nem começarão.

O problema disso é que seus sonhos vão ficando pra trás, seus negócios e sua carreira ficam estacionados, isso se não regredirem, o que é bem provável.

Alimentar o hábito da procrastinação é uma forma de auto-sabotagem.

É claro que por alguns momentos baterá preguiça ou desânimo e isso é natural! É também por isso que você não pode ter a péssima mania de encontrar desculpas para atrasos ou para não começar algo.

Se não procrastinar for um hábito, você poderá superar esses momentos de preguiça e desânimo facilmente, serão apenas momentos ruins. Agora, se você já tiver o hábito de procrastinar, esquece… Basta um momento um pouco ruim, uma tarefa um pouco mais trabalhosa para você já se perder e jogar tudo para o alto.

Sabe aquela famosa frase “Faça o que gosta e nunca terá que trabalhar na sua vida”? Desculpe te desapontar, mas é MENTIRA!! Todo trabalho tem seus momentos chatos e estes são os que você mais precisa fazer, estes poderão ser os que mais te darão resultados!

Saiba disso e não deixe a preguiça passar uma rasteira em seus sonhos. A procrastinação e a preguiça vão te iludir e te seduzir a fazer algo momentaneamente mais “prazeroso” e você acabará deixando para trás o que te dará prazer a longo prazo e de forma duradoura.

O tempo não terá piedade se desperdiçá-lo; ele continuará indo pra frente e te deixará pra trás.

Minha dica para evitar a procrastinação, principalmente para quem já sabe que precisa perder esse hábito, é traçar metas pequenas e mensuráveis. Assim, poderá facilmente atingí-las e a sensação de prazer em realizar algo, mesmo que pequeno, vai fazer com que seja criado o hábito da disciplina e execução das tarefas. E quando perceber que está a um passo de mais uma vez procrastinar, respire fundo e pense: “Vou fazer agora!”.

No primeiro artigo sobre produtividade falei sobre a má utilização da tecnologia. Se livre um pouco dessa mania de grupos de whataspp, se você não tomar cuidado isso tomará seu dia todo.

Reserve um tempo para descontração e deixe para acompanhar as redes sociais, pesquisar coisas pessoais e trocar mensagens nesse momento. E se não der tempo de ver por ter passado o dia fazendo coisas que são importantes para você, para o seu futuro, para sua saúde, responda com sinceridade, acha mesmo que perdeu algo?

Identifique o que te distrai e te tira do foco e elimine isso da sua rotina.

Preciso ressaltar que o que falo aqui não é para te deixar pensando em trabalho 24 horas por dia, pelo contrário, se você aprender a administrar seu tempo, você terá mais momentos de descontração.

Apenas quero alertá-lo para que não deixe de fazer o que pode mudar sua vida por perder tempo demais com futilidades que só te fazem andar para trás.

É importante criar a disciplina e foco para coisas úteis justamente para também sobrar tempo de relaxamento, cuidar da mente e do corpo. Aí sim veja redes sociais e as mensagens diversas que forem recebidas.

Ache o equilíbrio, não deixe seus sonhos e vontades para depois, sabe aquela frase “Daqui 1 ano vai desejar ter começado agora?”. Então, será sempre VERDADE!!

O poder é todo seu! Até mais! 😉

Texto de Mario Cesar do blog http://startando.se